Synology Time Backup
O Synology Time Backup é uma forma rápida e flexível de efetuar cópias de segurança e restaurar pastas partilhadas na DiskStation. Pode efectuar uma cópia de segurança de dados localmente noutro volume, num disco externo ou remotamente, noutro servidor Synology. Pode definir múltiplas "tarefas" e criar várias "versões" para cada tarefa.
O Time Backup inclui uma função de imagem. Quando criar uma versão, o sistema irá obter uma "imagem" e capturar as condições dos dados num determinado momento especificado. O sistema irá criar uma entrada para a versão em segundos. Pode aceder à versão criada recentemente e editar os ficheiros dos quais acabou de criar uma cópia de segurança sem nenhum atraso de tempo.
As tarefas de cópia de segurança e a versão podem ser geridas no separador Tarefas. As versões existentes para todas as tarefas podem ser encontradas no separador Calendário.
Tarefas
Pode criar e gerir todas as tarefas se cópia de segurança no separador Tarefas. Pode também visualizar versões de cópias de segurança e criar novas nesta secção.
Para criar uma tarefa:
- Clique em Criar.
- Clique em Seguinte.
- Atribua um nome à sua tarefa. Clique em Seguinte para continuar.
- Seleccione um dos seguintes tipos de destino: Cópia de Segurança Local salvaguarda os dados num volume local ou dispositivo externo ligado ao mesmo servidor Synology; Cópia de Segurança de Rede salvaguarda dados noutro servidor Synology pela Internet.
- Se tiver escolhido Cópia de Segurança de Rede, seleccione o servidor de destino ou introduza o endereço do servidor e credenciais de início de sessão manualmente. Os dispositivos externos não podem ser seleccionados como destino para tarefas de Cópia de Segurança de Rede.
- Seleccione a pasta partilhada de destino, onde deseja guardar a cópia de segurança.
- Seleccione as pastas partilhadas das quais pretende efectuar cópia de segurança. Esta pasta partilhada não pode estar no mesmo volume que a pasta partilhada de destino. E a pasta partilhada não pode estar encriptada. Clique em Seguinte para continuar.
- Assinale a caixa de verificação Activar horário da cópia de segurança se pretender configurar um horário de cópia de segurança. Se continuar sem definir um agendamento de cópia de segurança, as versões de cópia de segurança terão de ser criadas manualmente.
- De hora a hora com Smart Recycle: A cópia de segurança será executada de hora a hora. O sistema irá manter as cópias de segurança de hora a hora para as últimas 24 horas, cópias de segurança diárias do último mês e cópias de segurança semanais para qualquer uma com mais de um mês.
- Definições avançadas de agendamento de cópia de segurança:
- Clique no Plano de Agendamento para personalizar o seu agendamento de cópia de segurança.
- Clique em OK para continuar ou Repor para limpar as definições.
- Pode também seleccionar Activar Smart Recycle assinalando a caixa de verificação.
- Clique em Seguinte.
- Confirme as definições. Seleccione Efectuar a cópia de segurança imediatamente depois de terminado o assistente para criar uma versão. Clique em Aplicar para concluir.
Nota:
- O tempo da cópia de segurança varia, dependendo da quantidade de dados modificados. Por isso, a primeira cópia de segurança agendada e as tarefas de cópia de segurança com maior quantidade de dados podem demorar mais tempo.
- Para obter mais informações acerca do Smart Recycle, clique aqui.
Para visualizar a informação sobre a tarefa:
- Seleccione a tarefa que pretende visualizar.
- Clique em Obter Informação.
Para editar uma tarefa:
- Seleccione a tarefa que pretende editar.
- Clique em Editar.
- Gerir o Nome da Tarefa, a Pasta de cópia de segurança e Cópia de Segurança agendada. Se for uma tarefa de Backup Remoto, poderá também repor a palavra-passe.
- Clique em OK para guardar as alterações.
Para eliminar uma tarefa:
- Seleccione a tarefa que pretende eliminar.
- De seguida, clique em Eliminar.
Criar uma versão manualmente:
- Seleccione a tarefa para a qual pretende criar uma versão de cópia de segurança.
- Clique em Efectuar Cópia de Segurança Agora.
- Atribua um nome à versão da cópia de segurança e se a versão deve ser bloqueada para evitar que seja eliminada de Smart Recycle.
- Clique em OK para começar a cópia de segurança. Se pretender cancelar o processo, clique em Cancelar.
Para gerir versões:
- Seleccione a tarefa para a qual pretende gerir as versões de cópia de segurança.
- Clique em Gerir Versões. Pode também clicar duas vezes na tarefa.
- Editar, eliminar ou visualizar a informação sobre as versões.
Restrições
- Tanto o nome da versão como a tarefa de cópia de segurança permitem 1 a 32 caracteres Unicode. O nome não deve conter os seguintes caracteres:
! " # $ % & ' ( ) * + , / : ; <= > ? @ [ ] \ ^ ` { } | ~
- Não pode modificar o destino da cópia de segurança, assim que este seja definido.
Calendário
No separador Calendário, as versões da cópia de segurança de uma tarefa estão alinhadas por uma ordem cronológica. Cada versão é exibida como uma janela. Para cada versão, pode restaurar, copiar ou transferir qualquer ficheiro ou pasta.
Para visualizar a versão de uma tarefa:
- Clique no botão Tarefas no canto inferior direito.
- Seleccione a tarefa que pretende visualizar.
- Pode alternar entre versões utilizando um dos seguintes métodos:
- Clique ou arraste o rato nas janelas de versão adjacentes.
- Arraste a barra de calendário no fundo do ecrã.
Para restaurar o conteúdo de uma versão:
- Seleccione uma versão.
- Seleccione o ficheiro ou a pasta que pretende restaurar. Pode seleccionar mais do que um, premindo a tecla "ctrl".
- Clique no botão do lado direito do rato e seleccione Restaurar. De outra forma, pode também clicar em Acção e seleccionar Restaurar.
Para copiar o conteúdo de uma versão:
- Seleccione uma versão.
- Seleccione o ficheiro ou pasta que pretende copiar. Pode seleccionar mais do que um, premindo a tecla "ctrl".
- Clique no botão do lado direito do rato e seleccione Copiar. Caso contrário, pode também clicar em Acção e seleccionar Copiar.
Para transferir o conteúdo de uma versão:
- Seleccione uma versão.
- Seleccione o ficheiro ou pasta que pretende transferir. Pode seleccionar mais do que um, premindo a tecla "ctrl".
- Pode transferir utilizando um dos seguintes métodos:
- Clique duas vezes num ficheiro. Isto apenas se aplica se estiver a transferir um ficheiro.
- Clique no botão do lado direito do rato e seleccione Transferir.
- Clique em Acção e seleccione Transferir.
- Escolha o destino de transferência. As transferências de múltiplos ficheiros e as pastas serão comprimidos em ficheiros ZIP.
Definições
No separador Definições, pode modificar as seguintes definições.
Opções
Encontram-se disponíveis as seguintes opções:
- Enviar uma notificação por email quando a tarefa estiver concluída: O sistema pode enviar uma notificação de email quando as tarefas de cópia de segurança estão concluídas. Este email de notificação será enviado ao endereço de email especificado no Painel de Controlo > Notificações.
- Remova versões mais antigas: Se activada, esta opção elimina automaticamente versões anteriores de cópia de segurança que o período seleccionado.
Volume de cache
Um volume pode ser designado o volume de cache. Designar um volume de cache melhora a velocidade das tarefas de cópia de segurança para servidores remotos. Assim que um volume for designado volume de cache, as pastas partilhadas lá contidas não podem ser seleccionadas como fonte de tarefas de Time Backup.
Smart Recycle
O Smart Recycle é um organizador de cópias de segurança inteligente. Ajuda a manter as versões de cópias de segurança anteriores sem deixar que as mesmas ocupem muito do seu espaço do volume. O mecanismo de retenção é o seguinte:
- Versões de hora a hora desde o momento actual até às últimas 24 horas. O sistema mantém a versão mais recente criada numa hora.
- Versões diárias de 1 dia a 1 mês. O sistema mantém a versão mais recente criada num dia.
- Versão semanal após 1 mês. O sistema mantém a versão mais recente criada numa semana.
Pode também bloquear uma versão para evitar que seja eliminada pelo Smart Recycle. Leia mais aqui.
Limites de cópia de segurança agendada
- O Time Backup está disponível apenas para modelos da série x08 e superiores, excluindo a DS108j, DS109j e DS209j.
- Apenas pode efectuar uma cópia de segurança de um volume diferente ou de um disco rígido externo. Por isso, o destino deverá estar num volume diferente que todas as pastas partilhadas de origem, por isso deve haver dois volumes para realizar a cópia de segurança local.
- O sistema de ficheiros deve ser EXT3 ou EXT4. Todos os volumes criados na DiskStation estão a utilizar estes dois formatos. Certifique-se do sistema de ficheiros do seu disco rígido antes de o definir como um destino de cópia de segurança.
- Para activar a cópia de segurança remota, utilize a conta de administrador para inciar a sessão no servidor de destino.
- O Cópia de Segurança Remoto não é compatível com a transferência de ficheiros directamente da janela de versão cronológica.
- Assim que um volume for designado volume de cache, as pastas partilhadas lá contidas não podem ser a fonte de tarefas de Time Backup.
- O Time Backup não suporta que sejam utilizadas pastas partilhadas encriptadas como origem ou destino de cópias de segurança.
- Apenas pode criar uma tarefa de cópia de segurança da rede.
- A cache de leitura-escrita não pode ser utilizada juntamente com o Time Backup. Por exemplo, quando cria uma cache SSD de leitura-escrita, não será possível executar o Time Backup. De igual modo, se estiver a executar o Time Backup, não será possível criar uma cache SSD de leitura-escrita.